Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.443 vias cadastradas em 1.828 locais de 441 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.863 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 69 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Bahia > Guaratinga > Pedra Cinzenta > Sede de Vingança

Ampliar imagem Sede de Vingança
Sandro Souza, com segurança dada por Miguel Freitas, na conquista de Sede de Vingança.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Sede de Vingança
André Ilha na conquista de Sede de Vingança.
Foto: Miguel Freitas

Envie suas fotos

Ainda não há fotos ou croqui cadastrados para esta via. Contribua enviando suas imagens ou croqui
Sede de Vingança Imprimir informações da via
5º VI A0(2) D2
Cadastrada por: André Ilha, em 26-12-2021 às 17:50
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: nordeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 200 metros
Descrição: Escalada muito bonita e variada, com proteção mista (mas predominantemente em grampos) e paradas duplas, que chegou ao cume até então virgem da Pedra Cinzenta - nome dado à montanha pelos seus conquistadores, pois inacreditavelmente ela não possuía um.
A via começa com uma longa e bela sequência de agarras de cinco enfiadas de corda, as duas primeiras para cima e o restante em diagonal para a esquerda em direção à gigantesca calha/chaminé que separa os dois cumes da montanha, sendo o mais alto deles o da direita.
Um curto vara-mato leva ao início da grande chaminé, que começa com um trecho de vegetação muito fechada e espinhenta (levar facão). Acima, no entanto, há um corredor limpo e, depois, lances de chaminé larga e tesoura, com uma ou outra proteção em friends. Quase no final, uma curta parede íngreme, lisa, suja e molhada recebeu dois grampos em artificial, e depois dela mais alguns lances de chaminé e escalaminhada levam ao colo florestado entre os dois cumes.
Enquanto o acesso ao cume menor seria uma escalada fácil em parede com grampos, o acesso ao maior, infelizmente, era bloqueado por uma parede vertical e lisa, intransponível em escalada livre, que foi superada de forma pouco ortodoxa: trepando em uma grande árvore e depois rastejando por um de seus galhos que, ao vergar com o peso dos escaladores, os depositou suavemente no topo da paredinha!
Acima dela, um costão fácil leva à parada dupla final, e curta caminhada conduz à matinha do topo, onde o livro de cume foi depositado em uma casinha feita com lacas de pedra.
Rapel com duas cordas de 60 m.
Coordenadas: -16.583972628320783,-40.02001182637635
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Camalots do .5 ao 4 e fitas longas.
Data da conquista: 11/05/2015
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui